Fazer a sua empresa crescer é o desejo de todos os empreendedores. Afinal, ter um negócio de sucesso não significa apenas alcançar estabilidade financeira e ser reconhecido no mercado, como também conquistar a satisfação que apenas quem idealizou um negócio conhece.

Mas quando o empreendimento finalmente começa a apresentar frutos expressivos, muitos empresários percebem que não estavam totalmente preparados para o crescimento da empresa.

Isso pode acontecer por diversos fatores. Mas os mais comuns são o fato de a estrutura do negócio não ter acompanhado a grande demanda do mercado, ou a marca ter conquistado uma posição muito sólida e expressiva antes do que previa. Ou, ainda, a empresa pode  ter fechado contratos que geraram faturamento e demanda muito grandes de forma inesperada.

Nesse momento surge um grande dilema: embora seja fundamental manter e até impulsionar o crescimento, pode não haver uma boa estrutura para manter o ritmo.

Tudo isso gera uma grande ansiedade no empresário, porque ele deseja dar o próximo passo em sua expansão, mas pode não se sentir totalmente seguro para isso.

Essa situação parece familiar? Então continue lendo porque vamos te mostrar quais são os ajustes que devem ser feitos para sua empresa crescer firme e bem estruturada.

e tire suas dúvidas sobre Direito Digital, Direito Empresarial e tecnologia com os advogados da Assis e Mendes.

Ajustar o Business Plan

Provavelmente você fez um Business Plan, ou Plano de Negócio, no início do empreendimento. Mas agora que a empresa cresceu pode ser uma boa oportunidade verificar se os processos, estratégias e metas ainda estão alinhados com a situação atual e com os próximos objetivos do negócio.

Lembre-se que o Business Plan não é estático e deve ser ajustado periodicamente para acompanhar a evolução do negócio.

Profissionalizar o jurídico

O ideal é que todas as empresas, independentemente do tamanho e do segmento, já comecem com um setor jurídico profissional.Mas se a sua empresa ainda não conta com este departamento, essa é a hora para mudar essa situação.

Conforme sua empresa cresce, se torna ainda mais importante ter um bom acompanhamento jurídico. Apenas advogados especializados podem assegurar que os contratos e outros documentos jurídicos estejam adequados para as necessidades da empresa. Além de analisar, prever e traçar planos para lidar com crises e riscos e resolver problemas jurídicos que podem aparecer no futuro.

Uma boa assessoria jurídica também vai avaliar se a organização ainda deve permanecer no mesmo enquadramento jurídico ou se é mais vantajoso migrar para outro regime tributário.

Revisar o seu site

Um site profissional deve ser prioridade para qualquer negócio, principalmente para aqueles que estão em expansão. Nesse momento de mudanças, vale a pena conferir se existem elementos visuais, de conteúdo e de navegação no seu site que podem ser otimizados para deixar o ambiente mais bonito e funcional.

Se você estiver prevendo um aumento no volume de acessos do site, também é importante verificar se sua hospedagem está preparada para o tráfego mais intenso e fazer um upgrade de recursos se necessário.

Aproveite, ainda, para verificar se você tem Termos de Uso e Políticas de Privacidade no seu site e se eles atendem as principais orientações de proteção de dados internacionais. Uma boa assessoria jurídica especializada em direito digital pode te ajudar com isso.

Rever os acordos com os fornecedores

Se a sua empresa cresceu, talvez você precise rever seus acordos com fornecedores.

Se chegaram mais clientes e houve uma demanda maior de insumos por exemplo, você pode tentar pleitear um desconto. Caso agora seja possível fazer os pagamentos à vista, também pode haver abertura para renegociar os valores.

Esse momento de prosperidade e otimismo pode ser ótimo para renegociar os contratos com fornecedores, mostrar o quanto vocês podem crescer juntos e conseguir acordos mais vantajosos.

Reduzir os custos

Pode parecer estranho, mas se você quer fazer sua empresa crescer, precisa começar a economizar. Diferente do que muitos empresários acreditam, não é só porque há chances de sua empresa faturar mais que eles deveriam começar a esbanjar.

Um momento de expansão acelerada pode ser bem delicado para as finanças. Talvez você precise investir mais em equipamentos, mão de obra ou até em um espaço maior. Então é fundamental poupar onde for possível para que sua empresa tenha uma boa reserva para os investimentos futuros.

Melhorar a segurança

Empresas maiores podem ser os alvos mais desejados pelos criminosos digitais. Por isso, a medida que sua empresa cresce, é muito importante também priorizar a segurança digital.

Tenha em mente que com uma base de informações e dados dos usuários maior, os seus sistemas devem ser mais atrativos para os malfeitores, então será necessário reformar a segurança. Nesse ponto, uma assessoria jurídica especializada em Direito Digital também pode ajudar bastante.

Na verdade, ter um advogado acompanhando o crescimento do seu negócio pode auxiliá-lo em  nesses e em outros pontos. Está precisando de um? Então contate os advogados da Assis e Mendes e solicite uma reunião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here